Você já ouviu falar na árvore palo santo? Esta madeira é largamente utilizada na produção de incensos, há séculos. Entenda mais sobre a origem e o significado desta madeira santa, além de conhecer as propriedades de aromaterapia que ela possui.
A origem da árvore palo santo
A origem da árvore palo santo, remonta às antigas civilizações sul americanas nativas. É fato que grande parte daquela população já utilizava pequenas lascas dos troncos para queima em rituais religiosos. O motivo está no aroma exalado, que é suave e relaxante.
Uma planta encontrada em regiões como Peru, Equador, Bolívia e Brasil. Foi difundida após a descoberta que era comum em culturas de povos indígenas como Tiwanaku e Inca.
As propriedades da madeira sagrada
Os Xamãs Incas, realizavam a defumação dos guerreiros e dos espaços da tribo com palo santo. Ela era uma ferramenta que atraia boa sorte e afastava os maus espíritos e negatividade.
Estes religiosos também utilizam o óleo e a essência da madeira para batizar as crianças da tribo e protegê-las do mal. Eram tradições milenares que hoje são difundidas como saber cultural nos países descendentes destes nativos.
A fumaça do incenso rudimentar também era considerada uma maneira de levar mensagens até os deuses, pois ela subiria aos céus com os pedidos e agradecimentos.
Também era uma forma de atrair prosperidade e inserir os líderes da tribo no momento de comunhão e orações.
Além disso, há indícios de que seja encontrada como parte dos rituais de matrimônio da cultura indiana. Alguns povos da região mantém a tradição de que o casal deve plantar uma muda da árvore palo santo, para que o amor floresça e cresça para sempre.
Também é surpreendente o fato de que esta madeira possui qualidades medicinais. O óleo essencial ou as cinzas restantes da queima, podem ser colocadas sobre feridas e queimaduras para ajudar na cicatrização.
Já a casca do tronco pode ser útil para combater doenças do estômago, quando consumida em forma de chá. Este líquido resultante da fervura, também ajuda a aliviar dores musculares. Basta mergulhar um pano na mistura quente e deixar sob a área do corpo dolorida.
Para completar, a inalação dos aromas ajuda a aliviar as crises de alergias, gripes, asmas e problemas respiratórios.
Confira também as características do incenso palo santo e não perca nenhuma publicação do blog da Inca Aromas!