• Categoria do post:Blog

Muitos apreciam incensos e defumações e sabem de seus benefícios no que tange à limpeza energética, mas será  que estão usando-os da maneira certa? Se o ritual e a aplicação estiverem sendo feitos corretamente, a purificação ocorre de modo rápido e duradouro.
Por exemplo, você nunca se questionou o porquê, mesmo em religiões e crenças diferentes, rituais envolvendo defumações são tão similares? Existe uma lógica por detrás deles e do uso dessas ervas. Então, para facilitar sua próxima limpeza, que tal vermos um breve passo a passo?
Selecionando as ervas e aromas para a sua limpeza energética
Antes de tudo, tente selecionar ervas e aromas que sejam indicadas por especialista ou pelos fabricantes para a limpeza energética que você pretende conduzir. Ervas ancestrais poderosas, como a sálvia, o cedro e a mirra são sempre bem-vindas. Vale a pena ainda incluir ervas que deixam aromas leves no ambiente ou que tragam agouros de sorte e fortuna.
Muitas vezes, após a limpeza com ervas como a sálvia, é indicado o uso de ervas e fragrâncias mais adocicadas, como a erva doce, a laranja ou a lavanda.
Escolha um método
Você pode queimar incensos em varinhas ou utilizar ervas soltas ou em resinas aromáticas para essa prática. Escolha o método e tenha certeza de possuir todos os apetrechos necessários: suporte para as varinhas e coleta das cinzas, tigelas de cerâmica, no caso de incensos em granel ou resinas.
Além disso, é necessário dispor de um local para os suportes e potes, sem que eles caiam ou possam ser derrubados por crianças, animais ou mesmo por você.
Acenda as ervas
Se você optou pelo uso dos incensos em bastão, acenda-os como se fossem velas e, quando a chama pegar na varinha, assopre e apague a labareda, deixando apenas fumegar com a brasa. Posicione o incenso na base e deixe defumar.
Para ervas secas ou resinas, coloque o carvão na tigela e use a mesma lógica: acenda-o até a chama pegar, e depois reduza-a a brasas, polvilhando uma colher de sopa ou equivalente de ervas ou resinas no carvão fumegante.
Você é parte do ritual
Concentre seus pensamentos nas intenções de remover o peso e a carga negativa do ambiente. A limpeza energética ou espiritual apenas funciona bem se você realmente estiver se empenhando para se livrar das energias potencialmente negativas que o cercam. Tente relaxar e inalar parte da fumaça proveniente da erva, para que esse processo acontece no seu próprio corpo e mente.
Limpar com a fumaça
A limpeza espiritual é feita com a fumaça da erva ou defumação. Por isso, percorra os cômodos da casa com o incenso ou incensário para que a fumaça alcance todas as extremidades de paredes e móveis, cobrindo toda a superfície da casa. Se necessário, use as mãos para abanar o vapor e deixá-lo penetrar em locais mais inacessíveis.
Como a intenção é a de afastar as energias negativas, comece o processo dos cômodos mais internos para os mais externos. Deixe janelas abertas e o ar circular, para que a brisa leve a carga indesejável para fora. Siga o processo até chegar às portas e entradas da casa, nas quais você dirá adeus ao peso que costuma pairar sobre seus ombros.
Frequência
Não há necessariamente uma frequência indicada para a realização de uma limpeza energética na sua residência. É possível realizá-la de modo semanal, mensal – o que importa é conduzi-la sempre que sentir que o ambiente precisa renovar as energias.
Gostou de saber mais sobre limpeza energética? Continue acompanhando os conteúdos da Inca Aromas!