Você faz planos de empreender em uma área de que gosta e que esteja em ascensão? Hoje, vamos falar sobre como montar uma loja de produtos naturais e mostrar os passos essenciais. Assim, o seu plano terá mais chances de ser bem-sucedido!
Confira nossas dicas e comece a traçar sua jornada de sucesso no segmento de bem-estar com produtos naturais!

Saiba como montar uma loja de produtos naturais para empreender com sucesso

Empreender não é tarefa simples. É necessário ter disciplina para lançar uma marca no mercado e conquistar o público. Afinal, as pessoas têm cada vez mais opções à frente. Ou seja, é preciso traçar um plano estratégico, para ser assertivo. Veja como começar e já se diferenciar da concorrência!

1. Faça uma pesquisa de mercado

Por trás da maioria das táticas eficazes existem pesquisas, tanto em relação aos fatores externos — políticos, sociais, de concorrência — quanto aos fatores internos — o que representa sua marca, qual o público-alvo e os interesses dele.
É importante que sejam feitas antes de todas as outras etapas. Assim, tudo o que for decidido — desde a criação do nome, conceito e até a escolha dos produtos — será feito com base nos dados levantados, e não em opiniões vagas.

2. Crie um planejamento

Desenvolva um planejamento que direcione cada etapa. Você pode criar um modelo de negócios em um documento ou até mesmo em papel. Alguns tópicos são essenciais, como:

  • contextualização — liste as informações principais sobre todas as pesquisas realizadas;
  • análise da concorrência — veja os pontos fortes dos concorrentes diretos e indiretos e pense em como pode utilizá-los. Porém, lembre-se de não copiar, mas adaptar para que o seu serviço seja melhor ainda;
  • conceito da marca — proposta de valor;
  • definição de público-alvo — com quem você vai falar e vender, além de qual é o perfil dessas pessoas;
  • listagem de ofertas e custos;
  • plano de ações com cronograma;
  • recursos necessários.

Além desses, outros tópicos podem entrar, mas vai depender do seu modelo. Se tiver uma equipe maior, direcione as atividades para seus responsáveis. Procure adaptar e responder cada tópico de acordo com a realidade do seu negócio!

3. Escolha seus fornecedores

Avalie as opções de fornecedores disponíveis para escolher o ideal. É interessante investir em quem conta com um processo de fabricação responsável e que esteja alinhado com as propostas do segmento.
A Inca Aromas, além de vender itens produzidos com elementos in natura e contar com um processo artesanal, também oferece produtos de ótima de qualidade. Os incensos duram, em média, duas horas acesos e não contam com adições de materiais químicos nocivos à saúde, o que faz toda a diferença na visão do público-alvo e do público-potencial.

4. Trabalhe na precificação a partir dos seus valores

Lembre-se de que oferecer um custo-benefício é imprescindível. Porém, isso não significa que os produtos precisem ter um preço baixo Eles devem oferecer um valor justo, de acordo com a qualidade do material e com a proposta conceitual dele.
Desse modo, os consumidores avaliarão não somente a quantia cobrada, mas se os itens valem à pena. Por esse motivo, é necessário trabalhar com ótimos fornecedores que compreendam a necessidade de oferecer o melhor neste segmento que é um dos mais concorridos do mercado.

5. Comunique-se de forma eficaz

Para finalizar, crie uma comunicação eficiente, tanto no offline, quanto no on-line. Procure saber onde os seus consumidores mais interagem e crie relacionamento para fidelizá-los.
Gostou das dicas sobre como montar uma loja de produtos naturais? Confira outras em nosso blog e faça as escolhas dos seus itens na Inca Aromas!