• Categoria do post:Meditação

A meditação vipassana é uma técnica antiga, originária da Índia, mas redescoberta e difundida por Buda Gotama. Ele acreditava que esse método poderia ser capaz de curar males universais e, mais profundo que isso, também indicava como um estilo de vida, como uma arte!

Significado de vipassana

Vamos separar a palavra. “Vi” significa clareza e “passana” significa ver. Ou seja, essa palavra remete a ver a clareza, enxergar a realidade, tudo exatamente como é. Por isso, um dos ensinamentos de Buda é que quanto mais límpida a nossa mente for, maior será o nosso entendimento sobre tudo.

Como funciona a meditação vipassana?

Quando o assunto é meditação vipassana, o foco é muito valorizado, pois é por meio dele que é possível limpar a mente e deixá-la preparada para compreender o corpo e a interação com o espaço, as pessoas e as questões diárias.
O objetivo de meditar é trazer mais equilíbrio para seus dias, reconectando-se consigo mesmo e com seus propósitos. Assim, esse tipo de meditação não é visto apenas como um método da sua rotina para gerar pequenos pontos de bem-estar, mas sim como um estilo de vida.
A respiração é uma das maneiras de conquistar foco. Com ela, você consegue, aos poucos, se tornar presente e limpar pensamentos para se tornar um observador. Com um olhar cuidadoso, verá de forma mais clara — vipassana — os fenômenos do seu corpo e também na mente.

Benefícios desse tipo de meditação

O começo pode parecer desafiador, afinal, é preciso manter a concentração na respiração e rejeitar pensamentos intrusos. Mas, como a prática diária, é possível alcançar benefícios como:

  • identificação e redução de alguns sintomas, como dor de cabeça, na coluna e outras dores localizadas;
  • diminuição do estresse;
  • redução da insônia;
  • controle de ansiedade.

Sobre este último ponto, ao persistir na meditação vipassana, você poderá desenvolver seu domínio próprio e a reduzir a autossabotagem diária — seja no desejo de abandonar a prática ou de agir sem pensar e tomar decisões equivocadas.
O que achou da meditação vipassana? Que tal tentar aplicá-la à sua rotina? Aproveite e confira as outras dicas da Inca Aromas para encontrar equilíbrio para sua mente, corpo e alma e viver uma vida mais leve!