Cada vez mais, questões ligadas à sustentabilidade estão em alta. O meio ambiente tem apresentado alterações e, se não pararmos para pensar sobre consumo consciente a fim de mudar hábitos, a natureza pode ser prejudicada. Pensando nisso, vamos focar no termo “eco friendly” para entender o que significa e como se tornar um consumidor mais responsável. Veja!
O que é eco friendly?
Acidentes ambientais, crises econômicas, escassez de insumos naturais, entre outros fatores, nos levam a pensar em alternativas sustentáveis para diversas áreas — sejam elas relacionadas a produtos ou serviços.
O termo vem de encontro à essa demanda, pois, em tradução literal, significa “ecologicamente amigável”.
Essa nomenclatura pode ser aplicada de formas variadas, seja para classificar comércios, produtos, serviços ou pessoas. Ou seja, é um movimento de quem deseja preservar a natureza e seus recursos, bem como incentivar outros a aderirem a mesma visão.
Para tornar o mercado mais aquecido em relação ao “consumo verde”, muitos empreendimentos dos mais diversos ramos estão buscando por alternativas para se adequarem ao movimento que tem se tornado um estilo de vida. Por outro lado, outros negócios já nascem seguindo a linha sustentável e responsável.
Na prática, as ações envolve reciclagem, economia de água, energia e outros recursos naturais, além da extração responsável e consciência ecológica.
Também é importante ter uma visão complementar que, junto desses pontos citados, contam com o suporte de serviços sociais em muitas áreas. Como por exemplo, a Inca Aromas tem um processo de produção artesanal, atua com o reflorestamento e é parceira de comunidades ribeirinhas. Assim, garante que a extração de matéria-prima seja feita de maneira consciente.
Como se tornar um consumidor eco friendly?
Se você quer se tornar um consumidor eco friendly, pode mudar alguns hábitos em sua rotina e se passar a questionar mais de onde vêm os produtos que adquire, os recursos extraídos da natureza, como é feita a produção e mais informações sobre a mão de obra utilizada.
Não necessariamente você vai ter que viver em regras e ser um completo “consumidor verde”, mas, aos poucos, pode mudar sua rotina para tentar viver de forma mais leve, preservando o meio ambiente.
Para se tornar um consumidor sustentável, você pode:
- preferir reutilizar do que comprar mais do mesmo produto;
- fazer trocas para investir na substituição e não do acúmulo;
- fazer você mesmo, quando for possível, reciclando materiais;
- questionando-se se realmente precisa antes de comprar.
O que o eco friendly tem a ver com uma vida mais equilibrada?
Com atitudes mais responsáveis como as citadas neste post, você passa a ter um cotidiano mais conectado com o universo. Afinal, uma das suas prioridades, agora, é ser mais responsável com a natureza, seus recursos e com todo tipo de vida que interage com ela.
O que acha de desse estilo de viver? Para mais conteúdos como este, continue no blog da Inca Aromas!