• Categoria do post:Blog

Geralmente podemos dividir as resinas e ervas aromáticas usadas em defumações e incensos: aquelas provenientes da Ásia ou África, geralmente usadas desde civilizações antigas e trazidas como especiarias ou produtos nobres por europeus; e aquelas oriundas das Américas, usadas por aqui desde povos ancestrais e hoje inseridas em nosso cotidiano.
A história do Estoraque é um pouco diferente…
 
Há, na verdade, duas espécies semelhantes dessa erva. Uma delas é originárias da Ásia Menor – lugar onde vivem os povos armênios, curdos e de origem turca. Esses povos, hoje presentes em países como a Armênia, a Geórgia, a Turquia e também algumas ilhas do Mediterrâneo, como Chipre e também ilhas gregas mais distantes, utilizam a erva em rituais e no cotidiano desde civilizações pré-helênicas. Ali, nessa região, surgiram as primeiras cidades do mundo, na atual Turquia, cerca de 8 mil ou 9 mil anos atrás.
Contudo, o Estoraque também é encontrado em uma variedade similar na América Central – México, Honduras, Guatemala, El Salvador… ali floresceram algumas das primeiras civilizações avançadas das Américas, séculos antes da chegada dos europeus.
Há algo em comum, entretanto. O Estoraque sempre foi uma erva “urbana” – utilizada por civilizações que construíram as primeiras cidades nas regiões que viveram, e usavam a óleo produzida a partir da resina por seus poderes curativos e medicinais, mas também para aliviar o estresse e o peso do cotidiano.
Combate a infecções e doenças
O uso medicinal do estoraque no combate a doenças e infecções de natureza diversa tem uma explicação muito simples. Em ambos os casos – na resina produzida a partir das plantas americanas e asiáticas – o estoraque é na verdade conseguido a partir de secreções e exsudações que o caule da planta dessa espécie exala para combater infecções e agentes patogênicos.
As resinas obtidas são purificadas com solventes voláteis e através da destilação a vácuo, e posteriormente usadas como fixadores em perfumes, como exaltador de aromas ou também em defumações e incensos. Seu aroma doce e floral é surpreendentemente agradável, discreto, porém de grande permanência.
Na China, é usado contra tosses, resfriados, infecções cutâneas, enquanto que na América do Norte, é comercializado em xaropes que combatem disenterias e diarreias.
Incensos com o estoraque efetuam a limpeza de ambientes, expulsam e eliminam organismos patogênicos e energia estagnada. Inalada, a essência do estoraque alivia congestões e acelera a reação do organismo a infecções do trato respiratório – se você estiver tossindo e espirrando, essa é uma boa opção para perfumar a sua casa.
Muitos ainda utilizam a erva para ativar capacidades intelectuais, melhorar a memória e o raciocínio. Misturado a ervas como a mirra, o estoraque também foi e é amplamente utilizado como protetor de ambientes – aqui no Brasil contra o infame mau olhado, mas também contra energias negativas de todas as naturezas.
O Estoraque era parte da composição do Incenso Puro do Altar do Tabernáculo, que Deus pediu para que Moisés queimasse simbolizando a oração do Sacerdote e de todo o povo. Seu aroma doce e surpreendentemente agradável, ativa as nossas memórias devocionais, ancora a energia da prosperidade, abundância, proteção e da sexualidade sagrada encontrada nos ritos de intimidade para alcançar estados elevados de consciência.
O Incensos de Estoraque é o novo lançamento exclusivo da Inca Aromas!
Conheça o nosso e-book exclusivo, onde explicamos a origem dos incensos e todos os seus benefícios para o corpo e a alma. Além disso, também trazemos um conteúdo rico que mostra para os clientes Inca Aromas todos os tipos de meditação. Acesse e baixe!

Guia dos incensos para cada signo
Confira também nosso Guia de Incensos para cada Signo!