Muito popular na China, o Feng Shui tem seu nome originado da união de duas palavras chinesas: vento (Feng) e água (Shui), representadas simbolicamente pelo “chi”, que significa energia. Este conjunto de técnicas e estudos busca criar a harmonia taoísta, que é baseada na filosofia oriental e acredita que a natureza se manifesta de forma espontânea. Por isso, é preciso encontrar o equilíbrio de energia entre os ambientes e as pessoas.
A técnica de Feng Shui preza pela simplicidade das coisas para alcançar o bem-estar e o equilíbrio entre o interior e o exterior das casas, auxiliando você a manter tudo na mais perfeita ordem e atrair prosperidade e boas vibrações. Ao contrário do que se pensa, o Feng Shui é mais racional do que místico.
Por estar diretamente ligado à natureza, a técnica chinesa do Feng Shui segue como premissa a inclusão de cinco elementos na decoração: madeira, fogo, terra, água e metal, sendo que o objetivo é alinhar todos para encontrar o equilíbrio interior, que será refletido pelos ambientes da casa.
1) Madeira
A madeira simboliza o início, o crescimento e a vida. Ela ganha força com o elemento água, já que precisa dela para crescer, e da mesma forma, deve ficar longe do fogo e também do metal. As plantas são símbolos que mais expressam esse elemento na decoração.
2) Fogo
O fogo representa a maturidade. Esse poderoso elemento pode ser propagado em todas as direções e precisa do elemento madeira para ser produzido, mas deve evitar a água. Na decoração, velas e luminárias são seus maiores representantes.
3) Terra
A terra simboliza a gravidade e a base para o crescimento dos alimentos. Esse elemento não combina com o fogo, nem com a madeira. É representado pelos objetos de cerâmica, que mais expressam na decoração a força deste elemento.
4) Água
A água representa a comunicação e o sucesso, e também o recolhimento e a introspecção. A água pode ser mais forte e poderosa que o fogo, causando inundações e outros desastres naturais. Este elemento pode ser representado na decoração com espelhos e vidros.
5) Metal
O metal simboliza a prosperidade e atrai a meditação. É um elemento imutável e inerte, sinônimo de prata e ouro. Com ele, as moedas são fabricadas. A expressão deste elemento está em objetos feitos de metal e pedras, como granito e cristais.
A combinação dos cinco elementos ou a predominância de um deles pode causar uma profunda sensação de bem-estar, tal quando você entra em um lugar e sem motivos aparentes, não quer mais sair de lá.
O Feng Shui aplicado em cada ambiente
Cada espaço da casa tem sua energia própria e suas particularidades. Por isso, o Feng Shui pode ser aplicado em todos os ambientes da casa, ou em apenas um dos cômodos.
-
Feng Shui nas Salas
Reúnem toda a família e recebem amigos e convidados. À exceção da sala de jantar, os outros dois incentivam momentos de relaxamento e tranquilidade. Para a sala de jantar, a dica é colocar uma fruteira, usar flores ou algum objeto que simbolize fartura. Segundo o Feng Shui, o centro da sala de estar deve estar liberado, pois é lá que irradia paz e força. Móveis como sofás e poltronas devem ficar alinhados a uma parede, transmitindo segurança, proteção e estabilidade.
Para seguir a tradição e prática chinesa, você também pode deixar os sapatos do lado de fora da casa, antes de entrar, para não carregar as energias da rua para casa.
-
Feng Shui nos Quartos
Por ser um dos lugares onde passamos a maior parte do tempo, o quarto deve ser um ambiente aconchegante e que transmita segurança na hora de dormir ou descansar. O Feng Shui recomenda que a cabeceira da cama esteja alinhada à parede, onde não haja portas ou janelas. Para manter a organização e promover o descanso é preciso deixar cômodas e armários fechados. Evite armazenar objetos embaixo da cama e em cima dela, tenha travesseiros e almofadas sempre em pares, para gerar equilíbrio e harmonia.
A técnica de Feng Shui não recomenda eletrônicos e espelhos extras neste ambiente, pois causam incômodo à atmosfera do ambiente. Disponha flores e objetos também aos pares, pois traz harmonia à relação do casal. Fotos da família também são bem-vindas.
-
Feng Shui em Escritórios e Home Offices
Com mesas lotadas de livros e objetos variados não combinam com um espaço limpo e arejado, onde as ideias fluem melhor. O Feng Shui recomenda praticidade. Uma boa dica é você deixar à vista algum objeto divertido que mexa com a sua criatividade.
-
Feng Shui em Banheiros
Mantenha os tampos dos vasos sanitários abaixados e as portas fechadas. Pequenos mimos e objetos delicados ajudam a compor uma decoração com um toque de aconchego, evitando vazamentos ou azulejos quebrados. Um bom recurso é investir em vasos de flores ou recipientes de vidro com sabonetes artesanais, para deixar uma fragrância agradável no ambiente.
Para todos os ambientes, a dica do Feng Shui é investir em incensos aromáticos naturais, que trazem a sensação de bem-estar, harmonizando e renovando a energia da sua casa, tornando todos os espaços agradáveis e equilibrados.
Conheça os incensos INCA e veja qual aroma pode energizar ainda mais a sua casa.