Muitos falam que os bichanos têm sete vidas e que podem sentir energias com muito mais facilidade. Se você gosta de temas mais místicos, provavelmente vai se interessar em descobrir mais sobre gatos e espiritualidade.
Pensando nisso, criamos este artigo para debater sobre as características desse animal e os benefícios de conviver com ele.
Gatos e espiritualidade: como estas duas palavras se conectam?
ara alguns, pode até parecer estranho falar que gatos são seres espirituais, afinal, são uns dos bichos de estimação mais populares em todo o mundo e parecem não ter ligação nenhuma com a misticidade. Porém, essa conexão vem desde a antiguidade — os bichanos eram considerados sagrados no Egito.
Por serem higiênicos consigo mesmos e com os ambientes em que vivem, também passaram a ser vistos como responsáveis por fazer a limpeza espiritual dos locais.
Desde então, existe uma “herança” cultural que nos faz enxergá-los assim. Mas, além de algo histórico, podemos pensar sobre eles assim como para qualquer outro animal: uma vida que tem ligação com a nossa e que também transmite e recebe energias.
O poder de ver além da aparência
Há quem não se dê bem com gatos, afinal, esse animal consegue enxergar além do que os olhos naturais veem. Eles identificam sentimentos que as pessoas até tentam esconder — como o medo e impulsos violentos. Por isso, algumas vezes eles se desviam de carinhos ou parecem estar na defensiva. A verdade é que eles criam conexão com quem está disposto a se conectar com eles também, sem barreiras visíveis e energéticas, pois eles sentem.
Quando um bichano subir em seu colo, procurar estar mais próximo e demonstrar algum afeto, minimamente que seja, saiba que essa é uma ação pura, um gesto de confiança.
Hábitos desses felinos que devem ser levados em consideração
Observar é um exercício de conexão. Ao analisar como os bichanos se comportam, você tem a oportunidade de entender quais são os hábitos que podem ser aplicados à sua vida.
Sim, por mais que pareça algo sem importância, enxergar a natureza como uma fonte de recursos inesgotável nos dá a chance de sermos mais criativos e equilibrados.
Ronronar
Quando os gatos ronronam, ou seja, quando emitem pequenos sons, eles estão agindo como uma forma de se manterem no presente. Funciona, basicamente, como a meditação que podemos fazer diariamente. Isso porque esse tipo de comportamento ajuda os felinos a se conectarem com o poder da sua medicina naquele momento, tornando-os mais concentrados.
Demonstrar afeto com sinceridade
Muitos pensam que gatos não são muito afetuosos, pois não são tão carinhosos como os cachorros, por exemplo. Porém, a verdade é que gatos são mais independentes, mas, quando demonstram que gostam de alguém, é com muita sinceridade e tende só a aumentar com o tempo.
Eles criam confiança e uma interação maior com quem convivem. O que acha de experimentar ser assim também com as pessoas à sua volta?
Descansar para transmitir boas energias
Sabe por que os gatos repousam tanto? Porque eles têm a capacidade de absorver as energias negativas dos ambientes. Não é só isso. Além desse poder de absorção, por meio da glândula pineal, eles transmitem positividade. Ou seja, é como se filtrassem e ajudassem a reenergizar o espaço em que habitam.
Assim, passam mais tempo descansando para descarregar tudo o que precisam e acordam com toda a leveza e equilíbrio necessária.
Uma curiosidade interessante sobre os gatos é que eles escolhem dar atenção ao que precisa ser reenergizado.
Por exemplo: se procuram deitar em você ou acariciar alguma área específica, significa que deve dar mais atenção à sua saúde. Caso ele passe um bom tempo em um espaço de sua casa, talvez seja um ambiente que também está com energia parada e pesada, então, ele vai movimentar e “limpar” o local. Não é incrível?
Deixar o que é sujo para trás
Por mais comum que seja, o ato de usar a caixinha é uma forma de, instintivamente, demonstrar que o que não é bom, fica para trás e não se mistura com o presente. Aqui também podemos aprender mais uma lição, não acha?
Gostou de saber mais sobre estes seres tão independentes e equilibrados? Além de conhecer sobre gatos e espiritualidade, confira outros conteúdos do blog da Inca Aromas!