• Categoria do post:Incenso

Muitas vezes precisamos olhar para trás para compreender as tradições dos povos antigos como um legado para a atualidade. A história do incenso na Bíblia é um exemplo de como um elemento pôde percorrer momentos diversos e ser marcante em cada período com uma finalidade diferente.
Hoje vamos compartilhar com você sobre como os significados se renovam e impactam épocas distintas.

Incenso na Bíblia em momentos diferentes

As escrituras sagradas que baseiam os preceitos cristãos foram criadas há muitos anos e, tanto antes quanto depois de Cristo, o incenso na Bíblia é um elemento-chave do contato humano com Deus.

Antes de Cristo

Antes de Cristo, o incenso na Bíblia aparece como uma oferta a Deus nos templos. Era utilizado com uma maneira de se conectar com o Senhor de forma direta. Era como se a queima do aromatizante elevasse aos céus os pedidos e agradecimentos de todos.
Antes de Jesus ser crucificado, havia um véu no templo que separava as pessoas de Deus. Somente o sumo sacerdote podia entrar e conversar com Ele. Os incensos, então, eram utilizados como uma entrega de amor e representava as preces de muitos sendo entregues por apenas uma pessoa.
Além disso, o incenso na Bíblia aparecia também sem fins espirituais. No livro de Cânticos, de Salomão, o aromatizante era aceso apenas para exalar perfume e agradar aos que estavam por perto.

Depois de Cristo

No nascimento de Jesus, os reis magos levaram três presentes para o Messias. Ouro, incenso e mirra foram os mimos oferecidos e, como acreditavam que ele seria o rei dos Judeus, ofereceram elementos valiosos. O incenso tinha tanto valor quanto pedras preciosas, pois possuía uma ligação com o Sagrado.
Segundo a Bíblia, depois da morte de Cristo, o véu do templo foi rasgado automaticamente, representando a nova fase de proximidade de todos os homens com Deus. Desde então, o incenso passou a ser utilizado sem a finalidade de oferta, mas apenas como um item para perfumar ambientes.
Atualmente, as igrejas cristãs não contam com o aromatizante para uso em cerimônias, porém não há proibição de acendê-lo para aromatizar a casa ou outros espaços. Ele pode ser utilizado também para ajudar a criar uma atmosfera favorável para fazer suas orações com mais concentração. O que acha?
Conheça também o significado de incenso e escolha seus aromatizantes preferidos na Inca Aromas!