Todo bom empreendedor precisa buscar por novos métodos para fisgar a atenção do público-alvo. Isso porque as tendências se atualizam com rapidez e o mercado não para. Dessa forma, nada melhor do que encontrar estratégias para serem aliadas do aumento de vendas. O marketing sensorial pode ser uma ótima aposta para impulsionar seu negócio.
Veja neste artigo por quais motivos deve considerar aplicá-lo em seu empreendimento e como seguir os próximos passos!
Por que investir em marketing sensorial?
Já parou para pensar com quantas marcas você tem contato diariamente desde que acorda até o momento que vai dormir? Muitas, não é mesmo? Com tamanha informação e acontecimentos constantes na vida de todos, fica difícil, enquanto marca, encontrar o caminho ideal para captar a atenção dos consumidores.
A solução está em trabalhar uma comunicação integrada que utiliza diversos meios para cercar o público de uma forma que não seja invasiva e que o faça notar a marca através de vários sinais. Dessa maneira, propagandas, marketing digital e estratégias no próprio ponto de venda, quando aplicadas em conjunto, cooperam com todo o fluxo.
O marketing sensorial é uma forma de utilizar os cinco sentidos a favor da sua empresa. Ou seja, você estimula as sensações das pessoas para fazê-las se sentirem atraídas por seus produtos ou serviços e, consequentemente, mais ligadas à sua marca.
Como aplicar ao seu negócio?
Para aplicar ao seu negócio, é preciso ter atenção com alguns pontos para que suas táticas sejam eficazes. Veja quais são:
Estude o seu produto e identifique oportunidades
O que você vende? Entenda com profundidade o seu negócio para elencar as possibilidades de apresentá-lo ao público de maneira mais atrativa. Por exemplo: se tem uma loja de produtos naturais, estude este universo e crie uma proposta de valor que vá além do material. Ou seja, ao invés de focar apenas na utilidade, valorize os benefícios para a vida de quem consome, bem como as experiências adquiridas.
Conheça o seu público
Provavelmente você já sabe que precisa conhecer seu público de forma geral para saber como se comunicar com ele. Porém, é preciso mais do que isso. Entenda o perfil completo dos seus consumidores, indo além de dados demográficos. Busque informações de interesses e gostos diversos e veja quais tópicos você pode aproveitar para lançar estratégias.
De forma prática: se descobrir que seu público gosta de assuntos relacionados à saúde e bem-estar, a dica é criar ações de marketing sensorial que utilizem produtos do segmento para estimular os cinco sentidos. Comidas naturais, incensos e outros itens são exemplos do que pode ser utilizado nas ações do ponto de venda.
Invista em táticas fixas e esporádicas no ponto de venda
Para executar estas táticas é preciso criar um cronograma para que o planejamento seja cumprido. Algumas podem ser fixas, como um bom aroma (olfato) dentro de loja, boa sinalização (visão), música ambiente (audição), entre outras. Porém, também deve deixar alguma ações para fazer esporadicamente, como expor produtos com texturas disponíveis ao toque (tato) e até mesmo degustações (paladar).
O que achou das nossas dicas? Acompanhe muito mais no blog da Inca Aromas!