Com as mudanças constantes no mundo, todos deveriam saber o que significa desenvolvimento sustentável a fim de cooperar com uma atuação mais consciente em todas as áreas — seja de produção, vendas, consumo, entre outras.

As vertentes do desenvolvimento sustentável

A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento — idealizada pelas Nações Unidas — definiu o termos como uma forma de desenvolvimento que supre as necessidades da geração atual, mas sem comprometer as próximas gerações. Ou seja, sem reduzir os recursos.
Para entender o que significa desenvolvimento sustentável de forma efetiva, é importante conhecer os seus quatro campos:

Sustentabilidade ambiental

Esse tipo de sustentabilidade tem o foco nos componentes dos ecossistemas para garantir que continue se auto reproduzindo e se adaptando às mudanças biológicas e à infinita variedade natural.
A visão sobre o meio ambiente é direcionada não só à beleza, mas à habitabilidade e à sua função de fornecer energias renováveis.

Sustentabilidade econômica

Neste campo, a preocupação está nas medidas políticas que podem ser tomadas para conservar a natureza. Assim, são estabelecidas premissas nas quais os lucros podem ser medidos por uma ótica não só financeira, mas também social e ambiental.
Também é na sustentabilidade econômica que os recursos são analisados e controlados para evitar o esgotamento e as ações irresponsáveis.

Sustentabilidade sociopolítica

A sustentabilidade sociopolítica orienta as instituições para que suas ações considerem a humanização para diminuir os conflitos sociais. É nessa vertente que o ser humano não é o “objeto” de estudo, mas o motivo de proteção e restauração do meio ambiente.

Sustentabilidade cultural

A forma como cada povo vê os recursos naturais diz muito sobre o que significa desenvolvimento sustentável. Por isso, além da visão de cada nação, a forma como a sociedade interage para valorizar a natureza e tomar medidas mais conscientes fazem parte deste campo.

O que significa desenvolvimento sustentável para a Inca Aromas?

A Inca Aromas é uma empresa que valoriza os recursos naturais e acredita em ações sustentáveis, até mesmo quando envolve consumo.
Por isso, os incensos são produzidos de forma artesanal, preservando a história e processos ancestrais. Além disso, nos últimos cinco anos, temos nos dedicados ao trabalho de reflorestamento de uma área de 15 mil metros quadrados ao redor de uma nascente, com o objetivo de recuperação desta nascente e de também nos tornarmos autônomos na produção e na extração da resina do breu-branco.
Em paralelo a este trabalho, seguimos com uma sólida parceria com famílias e/ou comunidades ribeirinhas extrativistas da Floresta Amazônica que garantem o fornecimento desta incrível resina aromática brasileira que, carinhosamente, chamamos de breuzinho. Ou seja, os valores do desenvolvimento sustentável também fazem parte da nossa cultura.
Se você gostou de saber mais sobre o que significa esse tipo de desenvolvimento, bem como da forma como encaramos a realidade do consumo atual, confira os produtos em nosso site! Aproveite e visite nosso blog para mais conteúdos sobre natureza, espiritualidade e bem-estar!