O Dia Internacional contra a Homofobia é celebrado no dia 17 de maio, servindo para relembrar que a população LGBT ainda carece de direitos ao redor do mundo e exige o respeito da sociedade. Porém, você sabe a razão pela qual existe uma data específica para isso?
Confira o que levou o planeta a escolher esse dia para refletir sobre a situação desse grupo social!
A história do Dia Internacional contra a Homofobia
Diversos países, incluindo o Brasil, contam com o Dia Internacional contra a Homofobia em seu calendário oficial. A data 17 de maio marca o momento em que a palavra “homossexualismo” foi excluída da terminologia oficial, sendo substituída por “homossexualidade”.
Isso foi um grande passo para a comunidade LGBT, uma vez que os termos terminados com o sufixo “-ismo” são utilizados para definir enfermidades e distúrbios.
Não por acaso, a exclusão dessa palavra aconteceu em 1990, quando a homossexualidade foi excluída na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS). A partir de então, a população LGBT passou a ter maior liberdade na exigência de direitos igualitários.
Outras datas celebradas pela comunidade LGBT
Apesar de o Dia Internacional contra a Homofobia ser um grande marco para aqueles que fazem parte da comunidade, ainda existem outras datas específicas para cada uma das letras que formam a sigla LGBT. São elas:
Dia da Visibilidade Lésbica
A data escolhida para marcar a luta contra a lesbofobia é 29 de agosto, uma vez que foi quando aconteceu, em 1996, o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), idealizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ).
Dia do Orgulho Gay
Apesar de conhecido como Orgulho Gay, o dia 28 de junho também pode ser uma data unificada para a comunidade LGBT como um todo. Marca as revoltas de Stonewall, em 1969, contra invasões policiais de Nova York em locais frequentados por homossexuais.
Dia da Visibilidade Bissexual
O 23 de setembro foi escolhido como Dia da Visibilidade Bissexual para lutar contra a invisibilidade e estigmatização por membros da comunidade LGBT, uma vez que bissexuais costumam ser tachados como indecisos e promíscuos.
Dia da Visibilidade Trans
Comemorado no Brasil em 29 de janeiro, pois celebra o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, com a entrada de travestis e homens e mulheres trans no Congresso Nacional, em 2004.
Gostou de conhecer sobre o Dia Internacional contra a Homofobia? Então não deixe de ler mais artigos aqui no blog da Inca Aromas!