Os incensos são elementos que aromatizam os ambientes — além de serem úteis para diversos tipos de cerimônias e rituais. Sua origem está datada desde 6.000 anos atrás. Com tanto tempo de história, esse aromatizante marcou momentos distintos de culturas e povos diferentes. Mas você já parou para pensar qual é o significado do incenso para todas essas diversidades culturais?
Se você também tem essa curiosidade, aproveite e aprofunde seus conhecimentos lendo este artigo!
Saiba mais sobre o significado do incenso pelo mundo
Originalmente criado na Índia, e difundido pelo mundo todo atualmente, os incensos ganharam diferentes formas de utilização, representando o uso desse aromatizante como um grande aliado em rituais espirituais.
O incenso para os Budistas
No Budismo existem diversas vertentes, porém, na maioria delas o uso do incenso é possível. Ele é visto como um dos elementos principais nos estágios de adoração, já que colabora com a conexão interior e entre as pessoas.
Por ser uma religião que foi difundida antes de Cristo, no mesmo período em que os perfumes estavam ganhando mais atenção, até hoje é visto como o aromatizante perfeito para cerimônias e momentos de oração.
Na cultura Egípcia
Os egípcios são uns dos pioneiros no uso de incensos. Na antiguidade, produziam os aromatizantes dentro do templo, ficando claro como era visto como um item sagrado.
Como o olíbano era o ingrediente principal — parte da árvore que também era considerada sagrada — acreditavam que durante a extração e contato com a planta, deveriam evitar a comunhão com aquilo que entendiam como impurezas. Assim, não faziam sexo e nem envolviam-se em questões ligadas à morte.
Além disso, o Faraó também tinha muita fé que o incenso era uma forma de entrar em contato com o sobrenatural e o utilizava em processos de mumificação.
Como os Hindus usavam o incenso
O povoado da Índia sempre teve um apreço especial pela aromaterapia. Há milhares de anos, já utilizavam materiais aromáticos em seus rituais religiosos — sejam eles públicos ou secretos. Até hoje, o incenso é uma maneira de criar conexão com o sagrado. Eles também acreditam nos significados e poderes de cada aroma.
O poder de conexão do incenso
Independentemente do que significa incenso para as diversas culturas, é importante ressaltar como ele conecta pessoas com seus propósitos de vida em diversas regiões. É impressionante como um item pode participar de diversas tradições diferentes, não é verdade?
Agora que você já sabe o significado do incenso nas diversas culturas, aproveite e amplie seu conhecimento com conteúdos como esse aqui em nosso blog e faça suas escolhas na Inca Aromas!