Você já parou para pensar em como as características de seus familiares podem influenciar — positiva ou negativamente — as suas tomadas de decisões, atitudes e comportamentos ao longo de sua vida? Saber o que é constelação familiar é uma das formas de compreender as razões pelas quais isso acontece para, então, buscar terapias alternativas.
Veja só os principais conceitos sobre o tema com essas informações que a Inca Aromas selecionou para você!
Afinal, o que é constelação familiar?
Conhecer o que é constelação familiar é o primeiro passo para encontrar novas formas de tratamento para a resolução de seus conflitos internos.
Esse conceito foi desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger, filósofo e terapeuta, que, ao trabalhar como missionário por 16 anos na África do Sul, percebeu que cada família das comunidades atendidas possuíam diferentes dinâmicas comportamentais.
Apesar de, inicialmente, a teoria da constelação familiar ter sido tratada como algo puramente místico, quando a ciência conseguiu fazer o mapeamento do genoma humano, houve a descoberta de que existem memórias que podem ser passadas para futuras gerações, criando uma espécie de recordação coletiva.
Como funciona a constelação familiar?
Agora que já sabe o conceito de constelação familiar, entenda como ela funciona. Segundo a teoria, ela apresenta três pilares, que são leis que permitem o equilíbrio das relações entre as famílias. São elas:
Lei do pertencimento
O indivíduo, quando nasce, precisa sentir que faz parte daquele núcleo. O pertencimento é um aspecto extremamente importante para a sociedade, principalmente quando ocorre dentro da própria família.
A exclusão de um membro pode, inclusive, ocasionar em situações conturbadas no futuro, devido à situação mal resolvida.
Lei da hierarquia
Cada pessoa tem o seu lugar e papel dentro dessa comunidade e é preciso respeitar a hierarquia de acordo com a ordem de chegada. Os pais necessitam agir como pais e os filhos como filhos — a inversão de papéis pode gerar um desequilíbrio na carga emocional.
Lei do equilíbrio
É importante que ambas as pessoas envolvidas em um relacionamento estejam alinhadas quanto ao que sentem. A entrega por apenas uma das partes ou a culpa por não ser suficiente, por exemplo, também conseguem desalinhar o sistema.
Gostou de saber o que é constelação familiar e como ela se manifesta em sua vida? Então continue lendo os artigos do blog da Inca Aromas!