Quem deseja conhecer melhor as práticas de conexão espiritual precisa saber o que é xamanismo. Essa prática é milenar e ancestral, tendo o objetivo de estabelecer uma ligação entre os seres humanos e o sagrado através da natureza.
Quer entender melhor os rituais por trás dos xamãs? Então continue lendo este artigo que a Inca Aromas selecionou para você!
Afinal, o que é xamanismo?
O primeiro ponto necessário para compreender o que é xamanismo é compreender que não se trata de uma religião. Apesar de o xamã de diversas comunidades ser uma espécie de líder espiritual, os estudos antropológicos compreendem esta prática como uma medicina alternativa.
A palavra “xamã”, inclusive, tem origem no termo “saman”, originário dos povos tungues, na região da Sibéria (Rússia). O significado é “aquele que tem conhecimento” e pode ser utilizado para se referir a magos, curandeiros, pajés ou outras pessoas com funções similares dentro do grupo.
Entretanto, não existe um consenso quanto ao local onde se originou, já que ela está presente na ancestralidade de diversos povos em todos os continentes. Afinal, o xamanismo é uma prática que junta todos os conhecimentos e crenças daquele grupo, com o objetivo de promover cura, bem-estar e equilíbrio.
Como funciona um ritual xamânico?
Agora que já entendeu o que é xamanismo, é mais simples compreender como acontecem os rituais de transcendência a outros planos.
Apesar de estar presente em várias partes do mundo, a celebração ritualística acontece de forma similar em todas elas. Isso porque todas utilizam a conexão espiritual e elementos da natureza.
Podem ser acrescentadas não apenas ervas medicinais, mas também substâncias naturais psicoativas que facilitam a chegada ao transe — essencial para a conclusão da maioria das cerimônias. Alguns povos indígenas da América do Sul, especialmente os amazônicos, por exemplo, utilizam a ayahuasca. Outro elemento bastante comum é o tabaco.
Também pode haver o uso do chamado animal de poder — vivo ou morto, inteiro ou apenas alguma parte, como fluidos, dentes, garras ou pelos. A ideia é que cada pessoa tem o seu totem, que auxilia na compreensão das suas aptidões para viver em sociedade.
Por fim, outra prática bastante comum em um ritual xamânico é a utilização de música e danças típicas daquele povo. Além disso, estimula-se a meditação e a troca de experiências entre os participantes.
Gostou de entender o que é xamanismo? Então continue lendo mais artigos como este aqui no blog da Inca Aromas!