• Categoria do post:Blog

Nativa de regiões como o sul do México, o Peru e a Venezuela,  a madeira Palo Santo é tida como sagrada desde os tempos das civilizações pré-colombianas. Antigamente, ela era usada como erva em cultos religiosos e também em tratamentos médicos pelos incas e astecas. Agora, essa planta silvestre se tornou comum na produção de incensos e defumações, além de óleos e preparados com uso medicinal e cosmético.
Desde os primórdios, xamãs incas e peruanos, por exemplo, usam lascas dessa madeira em defumações para espantar energias negativas e maus espíritos. Muitas vezes, eles a usam em combinação com outras ervas e preparados comuns na região, como a erva-mate, uma antiga conhecida nossa.
Em nosso idioma, em uma tradução grosseira, Palo Santo significa literalmente “pau santo”. Lascas de caule que são queimadas em cerimônias e sortilégios, trazendo boa sorte, saúde e até mesmo riqueza. É difícil dissociar esse elemento de seu conteúdo espiritual, ainda que você não creia em seus poderes milagrosos. Conheça mais sobre essa planta tão especial!

Raízes locais

Muitos dos entusiastas de incensos e defumações adotaram recentemente a madeira Palo Santo. Além de suas ligações com rituais xamânicos em toda a América Latina, trata-se de um produto original da cultura e da tradição local – uma ligação única e ancestral com povos indígenas e civilizações que povoaram a América antes da chegada dos europeus.
Sabe aquele “cheirinho de floresta” que você sente em suas viagens através da Amazônia, países vizinhos ao Brasil e pelas matas da Cordilheira dos Andes? É isso que pode sentir ao defumar sua casa com o Palo Santo durante alguns minutos de descanso.
O poder dessa madeira, quase um “sândalo” latino-americano, foi por séculos cultuado por xamãs, pajés e curandeiros. Porém, sua verdadeira força está no modo com que ela aciona a memória humana. Os aromas típicos e adocicados da mata tropical invadem a mente e recobram energias ancestrais há muito perdidas.
Muitos associam os bons agouros trazidos pelo Palo Santo ao modo com que ele aciona comportamentos instintivos e naturais do ser humano. Além do mais, ele evoca energias e forças espirituais e ancestrais com relativa facilidade, colocando em ação forças que você não sabia sequer que possuía e elevando sua força de vontade.

Sincretismo espiritual

O sincretismo é a união de cultos ou fé distintas em uma mesma prática. O Palo Santo é um produto único, conhecido de forma idêntica por culturas distintas, separadas por milhares de quilômetros e séculos em seus apogeus. A força do Palo Santo está, sim, ligada ao espírito e à fé, mas de um modo peculiar.
Em todas as religiões e crenças no qual esteve ou está presente, ele é usado e cultuado de modo semelhante. Em outras palavras: é um poder da natureza a serviço do bem-estar de seu espírito, não fazendo reservas ou distinções a respeito de sua fé ou adoração.

A lenda da madeira Palo Santo

Como toda erva ou planta sagrada, o palo santo possui diversas lendas. Conta a etnia toba, presente na Argentina, Bolívia e Paraguai que, nos primeiros momentos após a criação do mundo, um jovem chamado Cosakait se enamorou de uma bela jovem.
Ignorado e não correspondido, o jovem adoeceu gravemente. Em seu leito de morte, pediu a Deus que pudesse estar, mesmo após morrer, sempre próximo à jovem que amara em vida. Ele queria que pudesse adornar sua cabeça com flores perfumadas, adocicar as águas que a jovem bebesse ou usasse para se banhar, subindo aos céus como fumaça, trazendo bem-estar e felicidade a todos.
O jovem proferiu seus desejos, piorou de seu estado de saúde e faleceu. Em sua sepultura, cresceu uma enorme árvore, que levaria seu nome – “Cosakait” – para nós, o Palo Santo.

Palo Santo e a Fênix

A árvore do Palo Santo vive entre 50 e 90 anos. Para se obter lascas de madeira com boa qualidade aromática, somente podemos cortar as lascas de seus troncos de 4 a 10 anos após a morte natural da árvore. A mesma deve permanecer no local de tombamento por todo esse período, para criar em si uma resina aromática e se transformar no verdadeiro Palo Santo.
Considerada mágica, essa madeira sagrada, como uma Fênix, deve esperar a morte para passar pelo processo de renascimento. Isso requer a ação do tempo, das variantes do meio ambiente e sem a intervenção humana.
Gostou de saber mais sobre o Palo Santo? No blog da Inca Aromas, você tem acesso a muitos outros conteúdos como esse. Acesse!
 

Guia dos incensos para cada signo
Confira também nosso Guia de Incensos para cada Signo!